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"Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos." Carl Jung

 Apoio Psicopedagógico

 Dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar

Se o seu filho apresenta dificuldades em aprender e /ou não obtém bons resultados na escola, não significa que tenha algum problema cognitivo, ou que precise, necessariamente, de um “rótulo” ou diagnóstico.

Nem todos aprendemos da mesma forma, e nem temos as mesmas experiências ou aquisições durante a infância, que nos permitam ter as bases necessárias às aprendizagens escolares. Para ultrapassar tais dificuldades, é preciso, por vezes, recuar às bases que ficaram por consolidar, e recorrer a estratégias de ensino diferenciadas e específicas para cada aluno. 

Sinais de Alerta 

Existem alguns sinais que podem ser indicadores ou preditores de dificuldades de aprendizagem, aos quais devemos estar atentos.

Em idade escolar:

  1. Dificuldades persistentes na realização dos trabalhos de casa;
  2. Problemas de concentração e memória;
  3. Ritmo de trabalho muito lento;
  4. Dificuldades em relatar e situar acontecimentos no tempo e no espaço;
  5. Lentidão na aprendizagem e automatização dos processos de leitura e escrita (maior lentidão do que o normal na aprendizagem das letras e na leitura de sílabas);
  6. Velocidade de leitura abaixo do esperado para a idade. Lê de forma segmentar;
  7. Dificuldades na leitura, com omissões, substituições, trocas e inversões de letras e/ou sílabas;
  8. Dificuldades na interpretação e compreensão de textos escritos;
  9. Construção frásica e textual incoerente e desorganizada;
  10. Dificuldades na produção escrita, com erros ortográficos recorrentes;
  11. Dificuldades na realização de operações básicas de cálculo mental; 
  12. Desinteresse por atividades relacionadas com a leitura, escrita e/ou cálculo.

Em idade pré - escolar:

  1. Atraso no desenvolvimento da linguagem: se o seu filho começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que no período considerado normal; 
  2. Apresentou alguns problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, e dificuldades em pronunciar determinados sons; 
  3. Demonstrou dificuldades em memorizar e acompanhar, por exemplo, canções infantis e lengalengas; 
  4. Dificuldades na manipulação de sons das sílabas (fraca consciência fonológica).

Apoio psicopedagógico 

O que é?

O Apoio Psicopedagógico consiste numa intervenção individualizada e adequada às necessidades de cada aluno, cujos principais objetivos se relacionam com: 

  1. Identificação das causas que estão na origem das suas dificuldades; 
  2. Treino de competências de aprendizagem e estudo (linguagem, perceção, atenção, memória, raciocínio lógico);Reeducação da leitura e da escrita; 
  3. Estimulação cognitiva das áreas que constituem barreiras às aprendizagens académicas; 
  4. Promoção da autoestima, autorresponsabilização, motivação e do sucesso académico.

Em que consiste?

  1. Num conjunto de atividades e experiências de aprendizagem diferenciadas e diversificadas, com recurso a diferentes materiais. As aprendizagens académicas são assim abordadas de forma mais lúdica e apelativa, reforçando a autoestima e o desenvolvimento do aluno.

Como é feito o acompanhamento?

  1. O apoio realiza-se em sessões individuais de uma hora, sendo a frequência semanal definida em conjunto com os pais.

A quem se destina?

  1. Alunos que apresentam alguns dos sinais de alerta mencionados; 
  2. Alunos com fraco desempenho escolar, sem causa aparente; 
  3. Alunos com diagnóstico de Dislexia, Digrafia, Disortografia ou Discalculia.
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