"Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos." Carl Jung
Apoio Psicopedagógico
Dificuldades de aprendizagem e insucesso escolar
Se o seu filho apresenta dificuldades em aprender e /ou não obtém bons resultados na escola, não significa que tenha algum problema cognitivo, ou que precise, necessariamente, de um “rótulo” ou diagnóstico.
Nem todos aprendemos da mesma forma, e nem temos as mesmas experiências ou aquisições durante a infância, que nos permitam ter as bases necessárias às aprendizagens escolares. Para ultrapassar tais dificuldades, é preciso, por vezes, recuar às bases que ficaram por consolidar, e recorrer a estratégias de ensino diferenciadas e específicas para cada aluno.
Sinais de Alerta
Existem alguns sinais que podem ser indicadores ou preditores de dificuldades de aprendizagem, aos quais devemos estar atentos.
Em idade escolar:
- Dificuldades persistentes na realização dos trabalhos de casa;
- Problemas de concentração e memória;
- Ritmo de trabalho muito lento;
- Dificuldades em relatar e situar acontecimentos no tempo e no espaço;
- Lentidão na aprendizagem e automatização dos processos de leitura e escrita (maior lentidão do que o normal na aprendizagem das letras e na leitura de sílabas);
- Velocidade de leitura abaixo do esperado para a idade. Lê de forma segmentar;
- Dificuldades na leitura, com omissões, substituições, trocas e inversões de letras e/ou sílabas;
- Dificuldades na interpretação e compreensão de textos escritos;
- Construção frásica e textual incoerente e desorganizada;
- Dificuldades na produção escrita, com erros ortográficos recorrentes;
- Dificuldades na realização de operações básicas de cálculo mental;
- Desinteresse por atividades relacionadas com a leitura, escrita e/ou cálculo.
Em idade pré - escolar:
- Atraso no desenvolvimento da linguagem: se o seu filho começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que no período considerado normal;
- Apresentou alguns problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, e dificuldades em pronunciar determinados sons;
- Demonstrou dificuldades em memorizar e acompanhar, por exemplo, canções infantis e lengalengas;
- Dificuldades na manipulação de sons das sílabas (fraca consciência fonológica).
Apoio psicopedagógico
O que é?
O Apoio Psicopedagógico consiste numa intervenção individualizada e adequada às necessidades de cada aluno, cujos principais objetivos se relacionam com:
- Identificação das causas que estão na origem das suas dificuldades;
- Treino de competências de aprendizagem e estudo (linguagem, perceção, atenção, memória, raciocínio lógico);Reeducação da leitura e da escrita;
- Estimulação cognitiva das áreas que constituem barreiras às aprendizagens académicas;
- Promoção da autoestima, autorresponsabilização, motivação e do sucesso académico.
Em que consiste?
- Num conjunto de atividades e experiências de aprendizagem diferenciadas e diversificadas, com recurso a diferentes materiais. As aprendizagens académicas são assim abordadas de forma mais lúdica e apelativa, reforçando a autoestima e o desenvolvimento do aluno.
Como é feito o acompanhamento?
- O apoio realiza-se em sessões individuais de uma hora, sendo a frequência semanal definida em conjunto com os pais.
A quem se destina?
- Alunos que apresentam alguns dos sinais de alerta mencionados;
- Alunos com fraco desempenho escolar, sem causa aparente;
- Alunos com diagnóstico de Dislexia, Digrafia, Disortografia ou Discalculia.